This article is contributed. See the original author and article here.

Na última quarta-feira, dia 05 de Maio, dei início a um novo workshop. Dessa vez, o foco foi em ensinar como criar uma aplicação Line Of Business com OpenAI, Azure Communication Service e Microsoft Graph Toolkit. E, durante essa live exploramos muitas coisas interessantes e legais que de fato essas tecnologias podem fazer por nós!


 


Vamos resumir essa primeira parte do Workshop agora mesmo!


 


O que foi abordado durante a Live?


 


 


Durante a live, discutimos aspectos fundamentais da integração da Inteligência Artificial, Comunicação e Dados Organizacionais em Aplicações de Negócios.


 


A sessão foi iniciada com uma contextualização sobre a importância da tecnologia na prevenção de desastres naturais, mediante a recente castrátofe ocorrida no Rio Grande do Sul com as enchentes e como a integração da Inteligência Artificial e a Tecnologia pode ajudar a prevenir futuros desastres.


 


Desenvolvimento da Aplicação LOB com Azure Communication Services, Microsoft Graph/ Microsoft Graph Toolkit com OpenAI


 


Nessa primeira parte do workshop, que a qual será dividida em outras partes, foi abordado do que se trata a aplicação a ser aprendida e desenvolvida.


 


Do que se trata a aplicação? Essa aplicação é uma ferramenta básica de gerenciamento de clientes que possibilita aos usuários administrar clientes e seus dados associados.


 


Ele é composto por um:



  • Front-End: foi desenvolvido com Angular + TypeScript

  • Back-End: que interage com APIs do Back-End para obter dados, acessar funcionalidades de Inteligência Artificial, enviar emails e SMS, usando justamente o Azure Communication Services. (falaremos mais sobre esse serviço no decorrer do artigo) e extraindo as informações desde um banco de dados (PostgreSQL) e também do Microsoft Graph para fins organizacionais.


 


Aqui está a arquitetura da aplicação:


 


arquitetura-lob.png


 


Principais Componentes do Workshop


 


O projeto usa as seguintes tecnologias:


 




  • OpenAI: Utilizado para interpretar linguagem natural e executar tarefas complexas como conversão de linguagem para SQL.




  • Azure Communication Services: Demonstração de como incorporar funcionalidades de chamadas e mensagens dentro do aplicativo.




  • Microsoft Graph: utilizado para acessar dados organizacionais, reduzindo a necessidade de alternar entre aplicativos.




  • Microsoft Graph Toolkit: Utilizado para acessar dados do Microsoft Graph e integrar com o aplicativo.




 


O vídeo gravado pelo Dan Wahlin exemplifica como essa aplicação funciona e como ela pode ser útil para empresas que precisam gerenciar clientes e suas informações associadas.


 



 


 


O que é o Azure Communication Services?


 


O Azure Communication Services oferece APIs multicanal para incorporar funcionalidades de voz, vídeo, chat, SMS, email e muito mais em aplicações.


 


Esses serviços incluem APIs REST e SDKs de biblioteca cliente, facilitando a adição de recursos de comunicação sem necessidade de expertise nas tecnologias subjacentes.


 


O Azure Communication Services suporta diversos formatos:


 



 


Até mesmo o uso do WhatsApp pode ser integrado com o Azure Communication Services.


 


Além disso, o ACS é compatível com várias plataformas e linguagens, incluindo navegadores web (JavaScript), iOS (Swift), Android (Java) e Windows (.NET), com uma biblioteca de interface do usuário para acelerar o desenvolvimento de aplicativos para Web, iOS e Android. Ele é identidade agnóstica, dando controle sobre a identificação e autenticação dos clientes.


 


Se deseja saber os diferentes cenários de uso que você pode implementar com o Azure Communication Services, acesse aqui.


 


E, se você desejar saber mais sobre o Azure Communication Services, novamente o Dan Wahlin gravou um vídeo explicando como funciona o Azure Communication Services e como ele pode ser útil para empresas que precisam de funcionalidades de comunicação em suas aplicações.


 



 


O que é o Microsoft Graph?


 


Microsoft Graph atua como um portal para os dados e insights do Microsoft 365. Ele oferece uma forma unificada de programar que permite acessar uma vasta quantidade de dados disponíveis no Microsoft 365, Windows e Enterprise Mobility + Security. Com o Microsoft Graph, você pode desenvolver aplicativos tanto para organizações quanto para consumidores, beneficiando-se dos dados que alcançam milhões de usuários.


 


microsoft-graph-platform.png


 


Há inúmeros serviços do Microsoft Graph que você pode acessar, como:


 




  • Serviços principais do M365: Bookings, Calendar, Delve, Excel, Microsoft 365 compliance eDiscovery, Microsoft Pesquisa, OneDrive, OneNote, Outlook/Exchange, Pessoas (contatos do Outlook), Planner, SharePoint, Teams, To Do, Viva Insights.




  • Serviços de Enterprise Mobility + Security: Análise Avançada de Ameaças, Proteção Avançada contra Ameaças, Microsoft Entra ID, Identity Manager e Intune.




  • Serviços do Windows: atividades, dispositivos, notificações, Impressão Universal.




  • Serviços Dynamics 365 Business Central




 


Caso queira saber mais sobre o Microsoft Graph, acesse aqui.


 


Uso do Azure OpenAI Services ou OpenAI API


 


Durante a live foi explicado que o usuário caso deseje, pode optar em usar o Azure OpenAI Services ou a OpenAI API.


 


Porém, é importante ressaltar que o Azure OpenAI Services é um serviço que não está disponível para todos os usuários. Ele é um serviço em preview e, para usá-lo, é necessário solicitar acesso. Se você deseja fazer uso do serviço, precisará solicitar acesso e aguardar a aprovação.


 

Spoiler (Highlight to read)

Nota: O link para solicitação de acesso ao Azure OpenAI Services está no link aqui.
Nota: O link para solicitação de acesso ao Azure OpenAI Services está no link aqui.

Mas, caso você não tenha acesso ao Azure OpenAI Services, você pode usar a OpenAI API. A OpenAI API é um serviço que está disponível para todos os usuários e você pode começar a usá-lo imediatamente. Requer custos de uso, mas você pode começar a usar o serviço sem a necessidade de aprovação.


 


Iniciando a configuração do Projeto


 


Lembrando que, para seguir o passo a passo do workshop você poderá acessar a documentação oficial do workshop aqui.


 


Nesse primeiro momento, configuramos o projeto fazendo uso do Codespaces. Pois com o Codespaces, não precisaremos instalar nada em nossa máquina local. Tudo será feito na nuvem e, para isso, basta ter uma conta no GitHub.


 


codespaces.png


 


 

Spoiler (Highlight to read)

Nota: O Codespaces é um serviço que permite desenvolver e testar aplicações em um ambiente de desenvolvimento baseado na nuvem. Você pode usar até 60 horas por mês gratuitamente.
Nota: O Codespaces é um serviço que permite desenvolver e testar aplicações em um ambiente de desenvolvimento baseado na nuvem. Você pode usar até 60 horas por mês gratuitamente.

Aproveitamos para executar o comando npm install para instalar as dependências do projeto. Tanto na pasta client e na pasta server. E, devido ao uso do Codespaces, podemos fazer uso do Docker para criar um container com o PostgreSQL. Simplesmente executando o comando docker-compose up -d para criar o container.


 


projeto-acs.png


 


Se você não acompanhou a live, o projeto está disponível no GitHub. Você pode acessar o repositório aqui. Forke o repositório e siga o passo a passo do workshop.


 


E, finalmente criamos uma conta do Microsoft 365 Developer Program. Que é um programa gratuito que oferece uma conta de desenvolvedor do Microsoft 365, com acesso a um ambiente de desenvolvimento do Microsoft 365 E5, incluindo 25 licenças de usuário para uso de teste.


 


m365-developer-program.png


 


Recomendo que você crie uma conta no Microsoft 365 Developer Program para ter acesso a um ambiente de desenvolvimento do Microsoft 365 E5 e também para poder conseguir seguir com o tutorial!


 


Conclusão e Próximos Passos


 


Ao final do workshop, os participantes foram incentivados a aplicar o conhecimento adquirido em seus projetos, com Gláucia enfatizando a inevitável influência da inteligência artificial no futuro da tecnologia e desenvolvimento de software.


 


Próxima Live


 


Preparem-se para a próxima sessão da série Learn Live, onde continuaremos explorando novas integrações e expandindo os conhecimentos em aplicações LOB com OpenAI, Azure Communication Services e Microsoft Graph Toolkit.


 


A próxima parte do workshop será no dia 29 de Maio às 14h (horário de Brasília). Então, fique ligado(a) para não perder nenhuma live! E, aproveite e se inscreva no Canal do YouTube do Microsoft Reactor para não perder nenhuma live!


 



 


 


Lembrando que, essa série de vídeos continuará até Julho de 2024! Então, fique ligado(a) para não perder nenhuma live! E, aproveite e se inscreva no Canal do YouTube do Microsoft Reactor para não perder nenhuma live!


 


Recursos Adicionais


 


Sempre é muito importante ter acesso a recursos adicionais para aprimorar o conhecimento. Por isso, deixo aqui alguns links que podem ser úteis para vocês:


 



 


Espero que tenham gostado do artigo e até a próxima live! :cool:

Brought to you by Dr. Ware, Microsoft Office 365 Silver Partner, Charleston SC.